Preconceito? onde? Pq?

Quem me conhece sabe que eu sou apaixonada pelo mundo virtual, a internet é um ambiente que nos dá liberdade para expressar livremente sentimentos, que permite "ser o que realmente é". 
Estive fazendo uma pesquisa sobre preconceito e suas várias formas... em um site me lembrei da escola onde estudei e de alguns colegas que tive, estudei em uma escola evangélica que aceitava alunos de outras religiões, mas assinando um contrato proibindo adornos e roupas que não fosse o uniforme (sapato preto, meia branca, saia do colégio para meninas e calça para meninos.... Nada de brincos, nada de anéis e nada de correntinhas...)
Após todos estarem iguaizinhos na sala de aula, alguns conseguiam ver algumas diferenças; era uma menina acima do peso, era um menino negro, era outro "delicado"....
Estava me lembrando de algumas situações onde o preconceito aparecia de forma velada, mas não menos cruel do que quando ele aparecia de forma espontânea, continuei pensando onde adolescentes aprenderam a ser  tão intolerantes. 
Ninguém escolhe os pais que tem e nem o ambiente onde nasce, algumas pessoas não possuem boas qualidades para passar aos filhos e perpetuam seus preconceitos e medos através deles, disseminando ódio e violência.
Algumas pessoas são incapazes de enxergar o mundo ao redor e saber que ele vai muito além da borda do próprio umbigo, considero a atitude desses pais infinitamente mais cruel que a dos filhos.
Estou cansada de ouvir histórias de pais, esposos ou seja lá do que for que desejam sempre mudar o pensamento do outro e moldar de acordo com seus próprios pensamentos. De pessoas que são incapazes de respeitar o espaço existente entre um ser e outro. Desejam que o outro mude para fazer a sua vontade, mas nunca experimentaram mudar para fazer a vontade do outro.

Em algum lugar eu aprendi que o que conseguimos entender precisamos apenas respeitar. Isso livra muitos de passar por insipientes.   

5 Comentários:

Uriel disse...

é isso aih, diga nao ao preconceito, ao calote e todas as outras formas de repressão!

arash gitzcam disse...

Diversas religiões geram preconceitos...

- disse...

não é ele, por vezes, boa para rebobinar e confira nosso passado .. dias de aula são uma coisa tão certa.
Eu também lembro do 'nenhuma cadeia, nenhum anel conceito.

Mas quando nós crescemos, a vida muda sobre tudo. :)

Camila Gusmão disse...

Uriel, calote em comunidade do orkut precisa ser reprimido sim =P

Camila Gusmão disse...

Arash, concordo que a religião se tornou uma fonte de preconceito e violência, tem muita gente pelo mundo morrendo em nome de Deus.

Komathi, eu não consegui entender o texto, esse google tradutor não faz o trabalho dele direito, pode postar em inglês que fica mais fácil para traduzir...

/
 
© 2009 | As 4 estações. | Por